segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMIDA E CARÁTER




» por Sri Sathya Sai Baba (1926 – 2011)

A humanidade é uma inseparável Unidade. Contudo, nós vemos que o homem tem diferenças de opinião, que existem constantes conflitos entre diferentes religiões, que existem tensões entre as castas e que um paí­s é inimigo do outro.

Qual é a causa desses conflitos? A causa de todos esses conflitos e diferenças de opinião é a comida. A comida que você come causa todas essas diferenças, assim como é a comida que você come que determina o que você é, no final.

Existem três qualidades na comida que você consome: sattva (equilí­brio, pureza), rajas (agitação, atividade) e tamas (inércia, ignorância). Algumas pessoas comem somente comida sáttvica (pura, leve, vegetariana), outras apenas comida rajásica (excitante), enquanto outros comem comida tamásica (impura, pesada) ou combinações. A diferença no comportamento é determinada pela diferente comida que eles consomem.

Uma amizade duradoura só pode existir se duas pessoas comem apenas comida sáttvica. Se você deseja ter um duradouro relacionamento e amizade com Deus, seus hábitos e pensamentos devem ser sáttvicos (puros, equilibrados). É a comida que determina a condição e a forma da mente.

Comida limitada e comida sáttvica são essenciais para o progresso espiritual. Exercí­cios espirituais (sadhana) não produzirão resultados se você não mudar seus hábitos alimentares. Pessoas de todas as épocas e de todas as regiões devem esforçar-se para comer comida sáttvica.

Você pode recitar todos os Vedas, estudar Vedanta e exercitar toda a prática espiritual, mas tenha em mente que tudo isso tem que andar junto com a purificação do seu próprio coração e consciência; e é aí­ que a comida é de esmagadora importância.

A companhia em que a comida é consumida, o local, as vasilhas nas quais ela é cozida, as emoções que agitam a mente da pessoa que a cozinha e serve, todos esses (fatores) têm sutis influências na natureza e emoções da pessoa que come o alimento.

A parte grosseira da comida é eliminada como fezes. A parte sutil toma a forma de sangue. A parte entre o grosseiro e o sutil toma forma de músculos em nossos corpos. A parte que você poderia chamar de essência toma a forma da mente.

Do mesmo modo, a água que nós bebemos deve ser pura. Se a água é pura, a parte grosseira é eliminada como urina, e a parte sutil forma o prana (vida, sopro vital, força vital, essência da vida).

Água toma a forma de vida. Comida toma forma de mente. Agora você entende quão estreita é a ligação entre a mente e o alimento que você come e bebe.


Nenhum comentário: