segunda-feira, 2 de maio de 2011

SAIBA O QUE QUER E LUTE PELO QUE QUER!



Madre Tereza já dizia que nunca faria parte de uma passeata antiguerra, apenas de passeatas a favor da paz. Ela sabia. Ela entendia o segredo. Veja o que ela manifestou no mundo. Então, se você for contra a guerra, seja a favor da paz. Se você for contra a fome, seja a favor de que as pessoas tenham mais do que o suficiente para comer. Se você for contra um político específico, seja a favor do seu oponente. Muitas eleições são vencidas pelo candidato que é rejeitado pela maioria, porque ele recebe a maior parte da energia e do foco. Você deve procurar se focar no que você quer e não no que você não quer. Saber o que você não quer não é ruim, porque assim você saberá como se focar no que você quer. Mas o fato é que, quanto mais nós falamos sobre o que não queremos ou sobre quão ruim essas coisas são, ou lemos sobre isso o tempo todo, nós criamos mais disso.

COMO CONTROLAR O ESTRESSE



Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:



- "Qual o peso deste copo d'água? "



As respostas variaram de 250g. a 700g.



O palestrante, então, disse:



- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."



"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."



"E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."



"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."



Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:



1 Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.



2 Mantenha sempre tuas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.



3 Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.



4 Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.



5 Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.



6 Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.



7 Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.



8 Nunca compre um carro que você não possa manter.



9 Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.



10 Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.



11 Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.



12 Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.



13 Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.



14 Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.



15 Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.



16 Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.



17 Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.



18 Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.



19 Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".



20 Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.



"Portanto, antes de voltar para casa esta noite, deposite sua carga de trabalho/vida no chão. Não carregue para casa. Você pode voltar a pegá-la amanhã. Com tranqüilidade."

COMIDA E CARÁTER




» por Sri Sathya Sai Baba (1926 – 2011)

A humanidade é uma inseparável Unidade. Contudo, nós vemos que o homem tem diferenças de opinião, que existem constantes conflitos entre diferentes religiões, que existem tensões entre as castas e que um paí­s é inimigo do outro.

Qual é a causa desses conflitos? A causa de todos esses conflitos e diferenças de opinião é a comida. A comida que você come causa todas essas diferenças, assim como é a comida que você come que determina o que você é, no final.

Existem três qualidades na comida que você consome: sattva (equilí­brio, pureza), rajas (agitação, atividade) e tamas (inércia, ignorância). Algumas pessoas comem somente comida sáttvica (pura, leve, vegetariana), outras apenas comida rajásica (excitante), enquanto outros comem comida tamásica (impura, pesada) ou combinações. A diferença no comportamento é determinada pela diferente comida que eles consomem.

Uma amizade duradoura só pode existir se duas pessoas comem apenas comida sáttvica. Se você deseja ter um duradouro relacionamento e amizade com Deus, seus hábitos e pensamentos devem ser sáttvicos (puros, equilibrados). É a comida que determina a condição e a forma da mente.

Comida limitada e comida sáttvica são essenciais para o progresso espiritual. Exercí­cios espirituais (sadhana) não produzirão resultados se você não mudar seus hábitos alimentares. Pessoas de todas as épocas e de todas as regiões devem esforçar-se para comer comida sáttvica.

Você pode recitar todos os Vedas, estudar Vedanta e exercitar toda a prática espiritual, mas tenha em mente que tudo isso tem que andar junto com a purificação do seu próprio coração e consciência; e é aí­ que a comida é de esmagadora importância.

A companhia em que a comida é consumida, o local, as vasilhas nas quais ela é cozida, as emoções que agitam a mente da pessoa que a cozinha e serve, todos esses (fatores) têm sutis influências na natureza e emoções da pessoa que come o alimento.

A parte grosseira da comida é eliminada como fezes. A parte sutil toma a forma de sangue. A parte entre o grosseiro e o sutil toma forma de músculos em nossos corpos. A parte que você poderia chamar de essência toma a forma da mente.

Do mesmo modo, a água que nós bebemos deve ser pura. Se a água é pura, a parte grosseira é eliminada como urina, e a parte sutil forma o prana (vida, sopro vital, força vital, essência da vida).

Água toma a forma de vida. Comida toma forma de mente. Agora você entende quão estreita é a ligação entre a mente e o alimento que você come e bebe.